quinta-feira, 3 de março de 2011

BIOTECNOLOGIA

Biotecnologia

O Que é Biotecnologia?

Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.
Assim, é Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na Farmácia. Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas.

A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos).

A Engenharia Genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, Insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (Organismos transgênicos).

A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões.
Hoje contamos com plantas resistentes a doenças, plásticos biodegradáveis, detergentes mais eficientes, biocombustíveis, processos industriais e agrícolas menos poluentes, métodos de biorremediação do meio ambiente e centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos.
Para obter mais informações e fazer download gratuito de livros, manuais e guias de atividades de Biotecnologia, acesse o siteBIOTECNOLOGIA: ENSINO E DIVULGAÇÃO.
Produtos de origem biotecnológica, por setor:
SetoresBens e Serviços
AgriculturaAdubo composto, pesticidas, silagem, mudas de plantas ou de árvores, plantas com propriedades novas etc.
AlimentaçãoPães, queijos, picles, cerveja, vinho, proteína unicelular, aditivos, etc.
Ind. QuímicaButanol, acetona, glicerol, ácidos orgânicos, enzimas etc.
EletrônicaBiosensores
EnergiaEtanol, biogás
Meio AmbienteRecuperação de petróleo, tratamento do lixo, purificação da água etc.
PecuáriaEmbriões
SaúdeAntibióticos, hormônios e outros medicamentos, vacinas, reagentes e testes de diagnóstico, etc.

O Curso

O ensino médio técnico em Biotecnologia do Instituto de Tecnologia ORT tem três anos de duração. O título é registrado no Conselho Regional de Química.
Nossos alunos recebem uma formação que permite tanto a entrada direta no mercado de trabalho como o prosseguimento de estudos de nível superior. O nível do ensino está adequado à idade dos alunos, aos seus conhecimentos prévios e ao tempo disponível (3 anos).
As matérias específicas contam com apoio laboratorial, dentro da filosofia da instituição de “aprender fazendo”. Ao longo de sua vida escolar, o aluno passa por diferentes etapas, do trabalho supervisionado ao trabalho independente.
ORT está em sintonia com os princípios de biossegurança, indispensáveis para o desenvolvimento sustentado da Biotecnologia moderna.

Grade Curricular

Todos os alunos do ORT cursam matérias de educação geral, de educação tecnológica e de cultura judaica.
Educação Geral. Corresponde a grade curricular completa do Ensino Médio: Português, Literatura, Inglês, Historia, Geografia, Artes, Educação Física, Matemática, Física, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia, Gestão de Negócios, Informática, Estatística.
Cultura Judaica. Objetiva divulgar os valores humanistas universais do judaísmo: Hebraico e História Judaica
Educação Tecnológica – Biotecnologia. Contempla a instrução teórica e prática específica em diversas matérias, dentro de três áreas principais: Biologia Aplicada, Química Experimental e Biotecnologia.
As saídas de campo do Curso de Biotecnologia recebem muita atenção. As atividades têm lugar no exclusivo Núcleo Experimental de Estudos Ambientais do Instituto de Tecnologia ORT (NEDEA/ORT), campus localizado em Petrópolis que conta com uma área de 850.000 m2 e um laboratório para os estudos ambientaisecossistemas, além de confortáveis instalações.

Ementas

1ª SÉRIE
Biologia Aplicada 1: Biosfera, ecossistemas, espécies, populações e comunidades. Padrões de crescimento das populações. Relações intra-específicas e inter-específicas. Nicho ecológico. Sucessões. O homem e o meio ambiente: monitoramento e avaliação do impacto ambiental.
Química Experimental 1: Técnicas e operações de laboratório. Segurança no laboratório. Substâncias puras, misturas e combinações. Compostos iônicos e covalentes. Funções inorgânicas. Indicadores. Reações químicas. Fatores que influenciam as reações químicas. Leis ponderais.
Biotecnologia Geral: Definição e impacto da biotecnologia na sociedade. Os agentes biológicos. As principais ferramentas da biotecnologia clássica: fermentações e cultura de tecidos. A hereditariedade. O melhoramento genético. O DNA e a informação genética. Introdução à biotecnologia moderna.
2ª SÉRIE
Biologia Aplicada 2: Anatomia e fisiologia humanas. Nutrição, circulação, respiração e excreção. Sistemas de integração e controle corporal. Revestimento, suporte e movimentação do corpo humano. Reprodução. A integração do organismo. Aspectos gerais de saúde humana. Os sistemas de defesa. Prevenção de distúrbios e doenças.
Química Experimental 2: Técnicas e operações de laboratório. Segurança no laboratório. Soluções. Preparação de soluções. Volumetria. Os compostos orgânicos. Constantes físicas. Extração com solvente. Destilação. Propriedades e caracterização das principais funções orgânicas. Reações orgânicas.
Microbiologia: O cuidado do material básico no laboratório microbiológico. Normas de biossegurança no laboratório. Características morfológicas e fisiológicas dos microrganismos, processos reprodutivos, importância econômica e sanitária. Técnicas microbiológicas. O crescimento de microorganismos e o seu controle por agentes físicos e químicos.
Tecnologia das Fermentações: Aspectos tecnológicos, ambientais e sociais de alguns processos biotecnológicos. O processo industrial genérico. Fermentadores. Problemas de escala. Tratamentos iniciais e finais. Condução e monitoramento de uma fermentação. As novas tecnologias na Indústria.
3ª SÉRIE
Biologia e Biotecnologia vegetal: Multiplicação, crescimento e desenvolvimento. Aspectos tecnológicos da multiplicação “in vivo” e da multiplicação “in vitro”. O transporte de substâncias através da planta. O sistema foliar e a transpiração. Respiração e fotossíntese. A diversidade vegetal e sua conservação.
Química Experimental 3: Técnicas e operações de laboratório. Segurança no laboratório. Soluções. Propriedades coligativas. Termoquímica. Cinética Química. Equilíbrios químicos. Oxidações e reduções. Eletroquímica: pilhas e eletrólise. Corrosão.
Química Biológica: A composição da matéria viva. Técnicas analíticas. Espectrofotometria. Cromatografia. Eletroforese. Carboidratos. Proteínas. Enzimas e cinética enzimática. Lipídeos. Vitaminas. Aspectos de Bioquímica Humana.
Processos Biotecnológicos: O impacto da Biotecnologia no meio ambiente, na indústria e na produção de alimentos.
Biotecnologia Avançada: Biologia molecular. As novas tecnologias. Noções de bioinformática e genômica. Biotecnologia e agricultura. Os novos alimentos. Biotecnologia e saúde. Bioética.
Projeto Final

Mercado de trabalho

Mercado de TrabalhoTodos os alunos do ORT formados em Biotecnologia adquirem experiência profissional através de um estágio supervisionado de pelo menos 220 horas. No mínimo 80 horas devem ser cumpridas através de estágio em empresas ou instituições da área. As 140 horas restantes correspondem à matéria Projeto Final.
Os alunos formados em biotecnologia estão habilitados a trabalhar em diversas áreas como ser as indústrias farmacêuticas, de alimentos e de energia. Podem atuar na cultura de microrganismos e de células, na aplicação de testes de laboratório e também em diferentes etapas da obtenção de produtos, no acompanhamento da produção, na análise de produtos e no controle de qualidade.
Com o diploma do ORT também é possível atuar na área de seleção e manutenção de linhagens microbianas e celulares escolhidas, na multiplicação in vitro de vegetais e realizar testes laboratoriais. Na área industrial o diploma confere conhecimento para atividades como preparação de inóculos, monitoramento e controle de processos ou controle de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário